domingo, 23 de março de 2014

Roupeiro: Guardar a roupa de inverno

O bom tempo está a chegar, está na hora de ir buscar roupas mais frescas e começar a guardar a roupa dos dias mais frios.
Desde casacos a edredons, a roupa de inverno ocupa muito espaço e deves guarda-la bem protegida. Seguem algumas soluções para teres tudo bem organizado.

Um armário para casacos
Se não tens espaço suficiente no teu roupeiro para casacos e vestidos compridos, podes guarda-los num armário livre colocado num canto. Tem em atenção que vais precisar de uma altura mínima de 1,50m. Usa cabides de madeira – é roupa pesada - e guarda-as sempre limpas. Usa um cabide por cada casaco e coloca-os dentro de uma bolsa de tecido, assim ficará protegido.

Roupa de cama
Lava-a e dobra-a bem, para que te ocupe pouco espaço. Quando a guardares coloca os lençóis dentro da fronha. Coloca os conjuntos dentro de bolsas de linho ou algodão.


Cobertores e mantas em bolsas
Se não têm manchas, basta que as arejes e passes com um aspirador antes de as guardar. Se precisares de as lavar tem atenção a sua composição e tamanho, para saber se podes lava-las na máquina em casa, ou se tens que ir à lavandaria. Dobra-as, de forma a que não fiquem muito volumosas, envolve-as com um tecido de algodão. Junta-lhes um saquito perfumado. Como ocupam muito espaço guarda-as na parte de cima do roupeiro, ou se tiveres dentro da cama somier.



Um armário para cada estação
Se tiveres vários módulos de armário, o ideal é que destines um à roupa de verão e outro à de inverno. Quando planificares o seu interior, tem em atenção que a roupa de inverno é bastante mais volumosa e necessita de maior distancia entre as prateleiras e para as barras. Se tens muitas calças e saias pendura-os, ocuparão menos espaço. Para evitar que as camisolas e camisas se deformem deves guarda-las dobradas. Não dobres em demasia as lãs pois ficam mais volumosas e ocuparão mais espaço e não as guardes muito apertadas, pois podem estragar as fibras.

Colchas e edredons
 As edredons normalmente são vendidos já dobrados dentro de bolsas de pano ou plástico. Para os guardares  dobra-os cuidadosamente reduzindo ao máximo o ar que se encontra no seu interior, assim ocupam menos espaço. Outra opção é guardá-los em vácuo, há bolsas especiais que permitem a adaptação ao tudo do aspirador. Coloca-se o edredon dentro da bolsa, retira-se o ar com o aspirador e tapa-se. Desta forma os edredons reduzem o seu volume para menos de metade. Assim, protege-los do pós e humidade.


Gavetas com separadores
Se tens muitos echarpes e lenços, destina-lhes uma gaveta da tua cómoda. Podes usar uma caixa compartimentada sem tampa para que estejam à vista e enrolados. Quando não os usas, tapa a caixa para os protegeres do pó. Cada echarpe necessita de um espaço de mais ou menos 10x10 cm.



Tapetes e cortinas
Antes de guardares um tapete ou carpete esta deve estar perfeitamente limpa. Para além de a aspirares, leva-a a uma lavandaria para ser limpa. Quando a guardares enrola-a envolvida em papel de seda e coloca-lhe um produto anti traça. Guarda-a na horizontal para que o seu próprio peso não a deforme. No caso das cortinas guarda-as o mais lisas possível e não muito dobradas: assim enrugam-se menos. Envolve-as num pano de algodão.

Calçado bem organizado
Se puderes, destina um móvel independente ao calçado: evitarás maus cheiros no roupeiro. Uma estante com 40cm de profundidade chega para as caixas, que devem medir cerca de 35cm de largura. Guarda os pares de sapatos em caixas, é mais organizado e higiénico. Se queres um resultados mais estético, usa-as todas iguais e cola na parte da frente uma foto ou um desenho dos sapatos que contêm. Antes de gardares os sapatos de inverno, limpa os restos de sujidade das solas  e aplica-lhes um produto protetor para que se conservem melhor. Guarda-os com uma forma ou com papel de jornal no interior.



Sacos de tecido para o mais delicado
Umas bolsinhas de linho ou algodão ajudam a guardar o mais delicado, como colans ou lingerie. Para saberes onde está cada uma, organiza-as por cores (claras, escuras, etc.) e identifica-as. Pode ser com uma etiqueta ou com letras bordadas.


Roupa de desporto
Equipamentos de sky, montanhismo, etc, o melhor é que guardes tudo junto (pode ser num armário menos acessível). Limpa as botas com água e sabão e seca-as ao ar. Encera as pranchas de sky e guarda-as nas suas respetivas bolsas. Lava os casacos antes de os guardares, seguindo as instruções da sua etiqueta.

Separa os acessórios
Cachecóis, luvas, gorros, meias grossas…O melhor é guardares tudo por tipo de acessório. Coloca-os em caixas com etiquetas. Se o armário onde as guardas é aberto é mais bonito se as caixas forem iguais e não sejam transparentes. Assim ganhas a sensação de ordem.


Caixas para o mais pequeno
As caixas redondas são decorativas e ideais para guardar acessórios pequenos, como lenços ou cintos. Escolhe-as em função do que vais guardar para não desperdiçares espaço.

E tu? Já fizeste a alteração no teu armário?




Sem comentários:

Enviar um comentário