domingo, 30 de março de 2014

Cantinho de leitura

Se a tua paixão são os livros, seguem algumas soluções para criares o teu próprio espaço de leitura. Procura um canto luminosos, um assento cómodo e mergulha numa boa história.

Planifica a tua zona para ler
Uma boa iluminação é fundamental para ler sem esforçares a vista. Durante o dia potencia ao máximo a luz natural e coloca um ponto de luz se esta for insuficiente.
A ergonomia também é indispensável. Escolhe uma cadeira ou sofá com encosto acolchoado e que seja um pouco inclinado para trás, assim evitas más posturas e tensão nas costas. Completa o conjunto com um repouso para os pés: os pés mais elevados ajudam a adquirir uma postura mais comoda. Não cruzes as pernas.

Dispor de um local onde possas disfrutar de um bom livro ou revista é uma maravilha. Não necessitas de muito espaço, em apenas 2m2 podes colocar uma boa cadeira, uma mesa de apoio e um candeeiro. Escolhe um espaço tranquilo, longe da televisão e perto de uma fonte de luz natural. Faz com que a decoração reforce a atmosfera de tranquilidade.

Cuida dos detalhes
Tem em conta aspetos como a eleição do candeeiro e respetiva  lâmpada, assim como uma almofada que proporcione um bom apoio lombar e que seja confortável.

Coloca plantas: são decorativas, purificam o ar e o seu tom verde relaxa a vista e proporciona concentração. Combina verdes com flores delicadas como as orquídeas, jasmim ou gardénias.

Em ordem: Um porta revistas, umas prateleiras e uma pequena mesa para colocares os teus livros, tem à mão apenas o que estás a ler e verás que tudo se manterá em ordem.
A iluminação: Escolhe um candeeiro de pé alto com braço articulado, para conseguires ler sem dificuldades e sem reflexos.
As almofadas: Permitem que adotes  uma postura mais confortável. Se lês sentada escolhe um modelo retangular para apoio da zona lombar. Se lês deitada, coloca almofadas na zona cervical e debaixo dos joelhos.

Benefícios
A leitura é um grande estimulo.

Para a memória: Ler 20 minutos por dia estimula a atividade cerebral e fortalece as ligações neurológicas. Exercitas a memória e melhoras a capacidade intelectual.
Para te sentires melhor: Ler aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro e nas áreas relacionadas com o prazer.
Anti stress: Os livros, em especial os de ficção, baixam o stress e minimizam as doenças como as enxaquecas e os transtornos do sono. Ler um pouco antes de dormir é muito saudável.
Mais empatia: Ler ajuda a melhorar as capacidades de relacionamento social e a empatia, pois lendo mergulhas na história e experiências dos personagens.

Fonte: El Mueble
Fotos: Pinterest

  

Sem comentários:

Enviar um comentário