domingo, 10 de março de 2013

Como desenhar uma ilha para a cozinha



  




A cozinha é um dos espaços da casa mais difíceis de projetar. Criar uma ilha pode ser ainda mais difícil. Não há uma formula que defina qual o tamanho ideal de uma ilha, para que o erro seja menor deves fazer 6 perguntas para planear uma ilha na cozinha.








§  Qual a função da ilha?
Antes de pensares em soluções de arrumação inteligentes e que espaço disponível tens, o melhor é definir qual a será a função principal que a ilha irá ter. Grande parte das ilhas tem um dos lados dedicados à cozinha e o outro a espaço de refeição. Mas qual a função que terá em tua casa? Preparação de alimentos, cozinhar, comer, entretenimento…
Atenção: Se quiseres um lava-loiças na tua ilha, vais precisar de mais espaço, se a função for apenas como apoio a algumas refeições os assentos serão a prioridade.

§  Que eletrodomésticos vais precisar na tua ilha?
Se decidiste que vais integrar eletrodomésticos na tua ilha da cozinha, o melhor é planeares já a sua função assim como o espaço necessário. Se o lava loiças vai ficar na ilha, a máquina de lavar loiça também deverá ficar, tens que decidir se à direita ou esquerda. Se a ilha está destinada à preparação de alimentos deves colocar aí também o lixo e reciclagem. Se vais instalar uma placa ou fogão, não te podes esquecer da exaustão dos fumos e vapores. Faz uma lista de  tudo o que pretendes ter na ilha, por ordem de prioridades. Podes não conseguir colocar tudo o que pretendes, no entanto desta forma vais conseguir colocar pelos menos os cinco pontos principais.

§  Que espaço de arrumação precisas?
Depende da cozinha que tens. Se tens muitos armários na cozinha, o espaço dedicado a arrumação na ilha pode não ser uma prioridade. No entanto, há dedicar espaço à arrumação de alguns objetos, se a função da ilha é a preparação de alimentos, convém ter espaço para alguns utensílios de preparação  como por exemplo  as tábuas de corte.

§  Que altura deve ter?
Para determinar a altura é necessário ter em conta a função da ilha. É apenas um apoio à preparação de alimentos, ou também terá uma área dedicada a refeições? Se tiver uma área de refeições vais usar bancos altos tipo bar? Se for uma ilha mista, preparação e refeições, convém separares as áreas. A área de preparação mais baixa e a de refeição mais alta, se usares bancos altos. O mais comum é deixar-se uma altura de cerca de 12 cm entre as diferentes áreas.

§  Coma vai a ilha encaixar-se na sua cozinha?
As cozinhas não são estáticas. Cada parte da tua cozinha deve ser pensada para que no final tudo se encaixe de forma coesa. Certifica-te que a parte dedicada ao trabalho funciona em harmonia com a bancada de cozinha que vai ficar mais próxima. Com esta ilha é possível completar o tão eficaz triangulo de trabalho – lava loiça – fogão – frigorifico?

§  Vais precisar de um designer?
Depende das ilhas. Mas uma ilha pode ter um grau de complexidade grande, principalmente se for uma área de trabalho e arrumação. Um designer ou arquiteto pode ajudar a tornar a tua ideia numa ilha que funcione.

Fonte: Houzz.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário