segunda-feira, 4 de março de 2013

10 Truques para fazer uma cozinha pequena parecer maior

A tua cozinha é pequena?
Seguem 10 ideias estratégicas para fazer uma cozinha pequena parecer maior. Estas ideias e imagens foram retiradas do site Houzz.com.


1.    Substitui as portas dos armários por portas com vidros. As portas de vidro permitem alargar o focus para a parte de trás dos armários, fazendo com que a cozinha pareça maior e mais aberta. Nota importante: não enchas os armários com tralha, pois assim perde-se o efeito. Mantem os armários arrumados e com espaço entre as loiças.




2.    Pinta as portas dos armários da mesma cor das paredes. Manter a mesma cor nas paredes e armários dilui os limites visuais. As cores clara são uma abordagem segura, pois refletem a luz, no entanto, cores escuras e profundas como o preto, o azul escuro, o carvão, o chocolate, recuam visualmente os objetos criando a impressão que as paredes estão mais atrás do que realmente estão.
3.    Escolhe mobiliário com baixo impacto visual. Seleciona pequenas ilhas, cadeiras, bancos e mesas estreitos com design simples, desta forma não preenchem o espaço em demasia. Evita os pés dos móveis muito robustos ou bases com muita espessura que adicionam volume visual.

4. Coloca armários ou prateleiras alinhados com a parede, assim não obstrui o fluxo visual da cozinha. É bastante fácil colocar prateleira ou armários em nichos.

5.    Design com linhas simples. Armários com muitos detalhes e ornamentos podem fazer uma cozinha pequena parecer ainda mais pequena. O melhor é manter os elementos simples para suavizar visualmente e criar uma sensação de maior espaço.
6.    Fusão para alargar o espaço. Se juntares a sala à cozinha separando-as apenas por uma meia parede baixa, a sensação é a de uma extensão natural da área.
 7. Incorporar prateleiras abertas. As prateleiras sem portas reduzem o peso visual e dão a ilusão de um espaço mais amplo. Para um espaço mais elegante opta por prateleiras flutuantes em vez de prateleiras com suportes à vista.

8.    Cortar. A tralha não se controla e fomenta a desordem nas prateleiras e armários, faz parecer que o espaço está a rebentar pelas costuras. Em vez de colocares muita coisa num só espaço, destaca apenas alguns objetos, o restante  mantém fora da vista.

9.    Direciona o olhar para cima. Escolhe padrões e elementos visuais que guiem o olhar para o teto. Linhas verticais na parede e placas no teto da cozinha dão a sensação de maior altura.


10.    Inunda o espaço de luz. Se a tua cozinha tem cores pálidas ou escuras, a luz é que vai ajudar a que pareça tão grande quanto possível. Mantenha as janelas tão simples quanto possível, sem muitos elementos decorativos, até podes eliminá-los de forma a não bloquear o sol.


Fotos e dicas retiradas do site www.Houzz.com

 

Sem comentários:

Enviar um comentário