terça-feira, 19 de março de 2013

10 Dicas para um Home Office eficiente, bonito e barato

Os escritórios domésticos normalmente são negligenciados quando se trata de decoração, mas não é preciso muito para refrescar a decoração, mas ao fazê-lo as recompensas são grandes.


1.       Define as tuas prioridades
  •  Quem utiliza o espaço? Os teus filhos vão usar este espaço para jogar? O espaço vai ser partilhado?
  • Vais passar muito tempo neste espaço? Se não for muito podes por exemplo comprar uma cadeira menos dispendiosa.
  •   Tens um negócio a partir de casa?
  • Qual é o teu orçamento? O que podes gastar agora e o no futuro?


Dica orçamento baixo: Usar as pequenas prateleiras de especiarias do Ikea como as da imagem. Se as pintares da cor da parede ficam com um aspecto ‘’built-in’’.




 



2.       Limpar
  •   É muito importante iniciar qualquer projeto de design com o espaço limpo, removendo a desordem,  fazendo uma seleção pepelada, etc.

Dica orçamento baixo: Pinta as paredes de uma cor rica e sofisticada, a cor pode fazer o teu escritório ter um aspeto luxuoso sem gastares muito dinheiro. Assim sendo, reserva uma parte do teu orçamento para a pintura – não te vais arrepender.



3.       Decidir o que fica, o que se altera e o que sai
  •   Observa bem a configuração do espaço que pretende dedicar ao teu escritório, desta forma consegues decidir o que fica ou sai. Manter certas peças de mobiliário e renová-los é uma das armas dos decoradores. Atualizar um móvel com uma nova pintura ou com ornamentos é fácil.

Dica orçamento baixo: Atualiza uma mesa simples com aplicações de bronze nos cantos e puxadores de fantasia. Vende-se em qualquer loja de ferragens.



4.       Faz um orçamento
  •   Antes de gastares um cêntimo lista tudo o que precisas. Estima o custo de tudo o que vais precisar, assim não terás surpresas no final. Se listares tudo o que pretendes com o respetivo custo, ficas a saber exatamente com o que contas.
--> Começa já a economizar de forma a poderes ter a peça que mais desejas
--> Verifica os custos em diferentes locais
--> Deves ser criativa e aproveitar peças que já tens em casa

Dica orçamento baixo: Podes cobrir o tampo da secretária velha com papel autocolante colorido ou com um padrão que gostes.



5.       O essencial em primeiro lugar
  •   Boa iluminação, uma boa superfície de trabalho, uma cadeira confortável e cortinas para as janelas para bloquear o brilho são indispensáveis. O melhor é tratares desses assuntos em primeiro lugar.

Dica  orçamento baixo: Usa cabides de madeira para organizares o teu espaço. Se colocares cortinas básicas e com um estore de palhinha por trás consegues um espaço mais completo de um modo bastante acessível.




6.       Saber quando economizar e quando esbanjar
  •  Podes ficar dentro do orçamento e ainda assim desfrutar de alguns luxos. Podes personalizar peças básicas, como prateleiras do IKEA, pintando ou forrando com tecido ou papel autocolante o fundo das prateleiras.
-->  Economiza em: estantes, mesas, tapetes, iluminação, cortinas
-->  Esbanja em: Cadeira, computador e equipamentos, arte
 



7.       Listar antes de comprar
  •  ‘’Destralhar’’ o teu escritório antes de comprares um monte de acessórios dedicados a organizar, vai poupar o teu dinheiro.. Quando quizeres um monte de caixas e cestos para organizar o teu espaço, não vás às compras, primeiro verifica o que tens em casa e podes aproveitar.

8.       Espaço de trabalho para dois
  • Juntando secretárias e cadeiras consegue-se um espaço de trabalho partilhado mas muito mais tranquilo, pois cada um usufrui do seu epaço. As secretárias podem ser colocadas lado a lado, em frente uma da outra ou até em paredes opostas. O melhor é experimentar para ver como se sentem melhor neste espaço partilhado.

Dica orçamento baixo: Peças básicas e simples ficam mais enaltecidas em arranjos simétricos. Coloca uma estante básica em cada um dos lados da janela. Três comodas de linha simples, lado a lado, com um par de candeeiros em cima.


9.       Se tens o teu próprio negócio e trabalhas a partir de casa
  •   Tens que encontrar o equilíbrio entre um espaço que reflita a tua imagem profissional e um orçamento limitado para o decorar  (não vais querer endividar-te para poderes decorar o teu escritório). Esta situação é particularmente importante se reunires com clientes nesse espaço.

Dica orçamento baixo: Escolhe uma palete de cores que em conjunto reflita profissionalismo, é fácil de conseguir com um orçamento limitado. Escolhe no máximo três cores e uma delas deve ser neutra, para uma combinação mais segura.


10.       Orçamento para plantas
  •   O espaço fica mais rico e interessante com uma planta ou duas e até ajudam a limpar o ar. Reserva um pouco do teu orçamento para uma visita à florista.


 Texto e imagens retiradas de Houzz.com

 

Sem comentários:

Enviar um comentário