segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Mousse de chocolate

Com poucos ingredientes se faz esta mousse de chocolate. Suave e cremosa, com um delicioso sabor a chocolate. Para decorar framboesas ou morangos e temos uma sobremesa vencedora!


Ingredientes:
1 barra de chocolate (200 gr)
1 colher de sopa de manteiga
6 ovos
6 colheres de açúcar
Framboesas ou morangos para decorar

Preparação:
Começa por bater as claras em castelo. Derrete o chocolate em banho-maria  junta a manteiga e mexe muito bem. Adiciona o açúcar e as gemas uma a uma, batendo sempre com a batedeira. Depois de estar bem cremoso junta as claras em castelo envolvendo-as com uma colher de pau.
Leva ao frigorífico até ficar bem fresquinha. Quando servires decora com morangos ou framboesa, para um toque especial polvilha os frutos com açúcar em pó.

Organiza cabos, carregadores e outros objetos para eletrónica

Estás sempre a perder o carregador do telemóvel? Cansada de procurar o DVD perdido?
A maioria das casas tem muitos aparelhos eletrónicos. Smartphones, computadores, portáteis, tablets, leitores de DVD’s ou consolas de jogos fazem parte da nossa vida. Manter tudo organizado pode ser bastante complicado. Temos ainda os cabos, carregadores, manuais de instruções e muito mais que vêm com cada um dos aparelhos. Em vez de te esforçares para procurar o DVD desaparecido ou a papelada há muito perdida, tenta seguir estas dicas básicas para manter tudo limpo e organizado.

Acima do chão
Mantém os computadores, impressoras e outros equipamentos fora do chão. Pode ser perigoso, especialmente se estiverem em cima de um tapete (risco de incêndio). Ao desviá-los para manter a limpeza, também estão mais propensos a que se estraguem e danifiquem. Mantendo-os em cima de um móvel facilitas a limpeza e podes organizar melhor todos os fios necessários ao seu funcionamento.


Livra-te da desordem
Poucas coisas dão um ar mais confuso que um emaranhado de fios pelo chão. Podes acabar de vez com esta confusão, colocando-os dentro de um armário, cesto ou caixa de madeira, deve estar perfurada. Desta forma retiras toda a confusão do chão e dentro do armário ou caixa podes ter os fios enrolados e presos, soltando apenas as pontas na medida em que precisas.



Fios presos
Mantém os fios e cabos presos. Pode ser com uma fita de velcro. Amarrá-los à perna de secretária é uma excelente ideia. Vais ver que vale a pena despenderes de uma hora do teu tempo a controlar a confusão dos fios.


Estação de carregamentos
Cria uma pequenas estação de carregamento de equipamentos. Junta todos os carregadores de equipamentos pequenos que precisam de ser carregados, telemóveis, MP3, tablets, etc. Coloca tudo num local único, assim saberás sempre onde estão. Mantendo tudo num só local também ajuda a que as outras salas se livrem dos cabos.



Bolsas transparentes
Mantem cabos, carregadores, pens e outros materiais em bolsas transparentes com fecho. Mantém tudo num só local, de preferência junto à estação de carregadores. Assim estarão limpos e arrumados. Melhor, cada vez que precisares deles saberás exatamente onde estão.


Caixas e pastas
Usa caixas e pastas para manter as coisas organizadas. DVD’s, CD’s e manuais podem rapidamente transformar-se numa grande confusão. Para de empurrar os manuais para o fundo das gavetas e de empilhar DVD’s na mesa de apoio. Investe em algumas caixas e cestos para armazenares estes objetos. Uma solução é colocar os manuais em dossiês dentro de micas com etiquetas.



Filmes e vídeos
Se ainda tens filmes ou vídeos familiares em cassetes VHS, passa tudo para DVD. São mais fáceis de armazenar dentro de caixas. Marca cada a caixa indicando o seu conteúdo. Dentro da caixa mantém os CD’s e DVD´s com a lombada devidamente etiquetada voltada para cima. Hoje em dia quase todas as lojas de impressão de fotos têm este serviço de transferência de VHS para DVD.



A finalidade interessa
Junta cada objeto de acordo com a sua finalidade. Cria áreas de armazenamento separadas para jogos, vídeos ou música. Encoraja todos os membros da família a manter cada área limpa e organizada. Caixas etiquetadas tornam o espaço arrumado e ajudam a que encontres cada objeto facilmente.



Podes precisar de algum tempo para conseguires identificar, limpar e arrumar tudo, mas de futuro vais poupar muito tempo e frustrações.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Azevias de batata doce

Se quiseres as azevias com recheio de batata doce, experimenta este, é cremoso mas consistente, doce mas com um travo a laranja…e cheira tão bem!

 

Recheio:
1kg de batata doce
350 gr de açúcar
Casca de 1 laranja
Raspa de 1 laranja
1 colher de chá de canela
1dl de água

Preparação do recheio:
Começa por preparar o recheio, pois deve estar frio quando o colocares na massa.
Coze as batatas doces descascadas e cortadas aos pedaços. Quando estiverem cozidas tritura.
Num panela coloca o açúcar com a casca de laranja e a água. Deixa ferver até atingir o ponto cabelo. Retira a casca de laranja e adiciona o puré de batata doce. Adiciona a canela e a raspa de laranja.  Mistura tudo até formar um creme aveludado. Retifica os temperos a teu gosto.
Reserva e deixa arrefecer.

Massa:
1 kg de farinha sem fermento
200 gr de margarina derretida
Agua morna
1 cálice de aguardente
½ colher de café de sal

Peparação da massa
Mistura todos os ingredientes e amassa até que a massa deixe de colar às mãos.
Reserva num recipiente colocado em cima de uma panela com água quente. Este sistema serve para não deixar arrefecer a massa, mas a água não deve ser demasiado quente nem deve estar a tocar na tigela que contem a massa para esta não cozer. Desta forma a massa é fácil de esticar com o rolo.

Faz as azevias
Prepara as azevias. Estende a massa até ficar fininha. Se tudo correu bem nem vais precisar de farinha para estender a massa. Estará perfeita e não agarra no rolo nem na bancada. Estica a massa e coloca uma colher de chá de recheio, dobra e corta com um cortador apropriado. Prepara todas as azevias antes de fritar.

Frita
Frita em óleo quente, vai regulando a temperatura para não ficarem demasiado escuras. 

Depois de fritas

Coloca-as num tabuleiro forrado com papel absorvente. Não as sobreponhas, para não se amachucarem.

Os melhores truques para receber neste Natal



A mesa perfeita, o menu mais original, os detalhes para os convidados…Estas festas serão um êxito

A decoração
Para receber melhor cuida da primeira impressão, é importante que a casa esteja acolhedora e cuidada até ao mínimo detalhe. Não te esqueças que o Natal é a festa mais tradicional do ano. Aposta numa decoração clássica, brilhante e festiva.

Truques

Quem pões as regras és tu
Não te esqueças de nenhum detalhe. Para uma mesa mais bonita aproveita e mistura. Deixa-te levar pelas tendências. Sobre uma toalha de tons neutros coloca copos de cores diferentes.
Exibe os teus melhores talheres assim como os serviços antigos, mesmo que desgastados darão um ambiente especial ao teu Natal.
Coloca a mesa de um modo formal, tudo deve estar em ordem e no seu lugar.
Antes de os convidados estarem nos seus lugares à mesa garante que os copos de água estão cheios e a sopa servida.

A arte da boa mesa
Serviço de jantar: Se é de uma só cor coloca pratos marcadores. Se é sofisticado coloca-o sem mais nada. Os serviços de porcelana podem ser combinados com pratinhos de cristal ou vidro para o pão.

Toalha de mesa: É o que define a decoração. Lisa em linho ou pano cru dá protagonismo ao serviço de jantar que até pode ser de cores intensas. Se a toalha é bordada ou estampada opta por pratos lisos.


Centro de mesa: Não coloques nada que impeça a comunicação entre os convivas. Uma boa ideia, copos antigos com flores intercalados com velas acesas da mesma altura.



Os detalhes mais  importantes
Móvel auxiliar: Permite colocar alguns copos, bebidas e uma bandeja com aperitivos. Não te esqueças de colocar um pequeno arranjo de flores e conjuntos de velas.
Ideias com efeito: Se tens um tecido vistoso, coloca-o na base da arvore de Natal, junto á zona dos presentes, assim dás cor e vida à sala. Coloca velas em vários pontos da casa, mas não te esqueças, se tiverem cheiro, escolhe todas dentro da mesma gama aromática.

Mima os teus convidados
Os pequenos gestos importam. Cuida e surpreende os teus convidados.
Dispõe várias guloseimas numa bandeja para quando chegarem a tua casa.
Personaliza a cadeira de cada convidado com fotos alusivas ao Natal e colocando o seu nome com caneta dourada.
Se tens fotos de todos eles coloca-as numa pequena moldura para marcar o seu lugar, escreve o seu nome na moldura. Será tema de conversa durante muito tempo!
Personaliza a decoração usando folhas e ramos combinados com maças vermelhas e muitas velas.

Caprichos

Sobre a mesa…um presente surpresa.
Oferece aos teus convidados bolachinhas caseiras embrulhadas em papel celofan transparente ou numa pequena caixinha etiquetada e rotulada a dourado.


Na entrada…uns bombons.
Que melhor receção aos teus convidados que uma taça cheio de bombons de chocolate na entrada da tua casa. Os tons dourados e o cristal são a combinação perfeita para as festas de Natal pois permitem jogar com a luz e os brilhos. É um detalhe guloso e fácil de fazer.

Atrás da cadeira…um coração
Encanta os teus convidados com detalhes feitos por ti. Desenha grandes corações com pinhas ou bolotas, remata com um laço e uma etiqueta com o nome do convidado. Assim os teus convidados vão sentir-se muito especiais.




BOAS FESTAS

domingo, 22 de dezembro de 2013

Azevias de grão




Para 30/40 azevias

Ingredientes:

Recheio
800 gr de grão cozido, escorrido e sem pele
250 gr de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de canela
Casca de limão
1 gema de ovo

Massa
1 kg de farinha sem fermento
200 gr de margarina derretida
Agua morna
1 cálice de aguardente
½ colher de café de sal

Preparação do recheio:
Começa por preparar o recheio, pois deve estar frio quando o colocares na massa.
Num panela coloca o açúcar com a casca de limão , umas gotas de limão e uma colher de sopa água. Deixa o açúcar dissolver. Junta o grão já triturado, a manteiga e a canela. Mistura tudo até formar um creme bem consistente. Retifica os temperos a teu gosto. Por fim junta uma gema de ovo batida e mexe energicamente para não cozer.
Reserva e deixa arrefecer.

Agora a massa
Mistura todos os ingredientes e amassa até que a massa deixe de colar às mãos.
Reserva num recipiente colocado em cima de uma panela com água quente. Este sistema serve para não deixar arrefecer a massa, mas a água não deve ser demasiado quente nem deve estar a tocar na tigela que contem a massa para esta não cozer. Desta forma a massa é fácil de esticar com o rolo.

Faz as azevias
Prepara as azevias. Estende a massa até ficar fininha. Se tudo correu bem nem vais precisar de farinha para a estender. Estará perfeita e não agarrará no rolo nem na bancada. Estica a massa e coloca uma colher de chá de recheio, dobra de forma a que fique ar no interior da azevia, corta com um cortador apropriado. Prepara todas as azevias antes de fritar.

Frita
Frita em óleo quente, vai regulando a temperatura para não ficarem demasiado escuras. Não as deves virar no óleo, frita a parte de cima usando uma colher para regar com o óleo repetidamente.

Depois de fritas
Assim que as fritares passa por uma mistura de açúcar e canela. Coloca-as num tabuleiro forrado com papel absorvente. Não as sobreponhas, para não se amachucarem.

Para a mesa
Já sabes, o sucesso está garantido e a tradição do Natal está à disposição de toda a família.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Natal: organiza tudo para que nada falhe



A organização da casa e o planeamento de tudo relacionado com estas festas (mesa, toalhas, serviços…) ajudarão a facilitar a celebrar umas festas tranquilas e perfeitas. Toma nota:

Prepara tudo com tempo
Com antecedência, planifica bem o espaço. Deves ter em conta o número de pessoas que vais reunir para a ceia e como queres distribuir os teus convidados. Verifica se cabem todos na mesa, abre-a se for extensível e vai simulando o espaço necessário. Se não há lugar para todos recorre a uma mesa de jardim ou cozinha, com uma toalha bonita ninguém notará.

Prevê cadeiras suficientes
Prevê tudo o que necessitas, não tentes desenrascar no próprio dia. Verifica que todos os assentos estão em condições e coloca protetores nas patas para não riscar o chão.

Toalhas e serviços em condições
Uns dias antes da festa, verifica se a toalha que vais usar está em condições. Se tem manchas amarelas coloca-a em água quente com bicarbonato; se é de algodão esfrega suavemente com uma escova com vinagre e limão, deixa secar e lava de seguida. Verifica também se é suficientemente grande (se não é, põe uma toalha de organza por baixo) e se tens guardanapos suficientes para toda a gente. Verifica se precisas lavar o serviço de jantar, de copos  e os talheres. Vê se tens travessas, jarros para a água e outras peças que possas precisar.

Cuidado com os tapetes
Se tens um chão delicado (madeira, mármore…), um bom tapete será útil para o proteger. Mas se no jantar vão estar crianças ou idosos, equaciona retirá-los para evitar possíveis acidentes (tropeções e quedas). Antes de os retirares, passa com o aspirador, enrola-os e guarda-os debaixo de uma cama, onde não se vejam. Se as cadeiras são forradas a tecido, coloca-lhes uma capa ajustada de forma a que não se estraguem com nódoas e sujidade.

Não te esqueças de verificar…

As lâmpadas. Certifica-te que não existe nenhuma fundida. Podes vaporiza-las com um pouco de água de colónia, enquanto apagadas e frias, para que soltem um odor agradável.

Móveis estáveis.  Nenhum deve estar ‘’coxo’’.

Farmácia: Vale mais prevenir…pensos, betadine, algodão, água oxigenada, um termómetro e aspirinas.


Um lugar para os casacos
Nem sempre sabemos o que fazer com os casacos dos convidados, cria espaço num roupeiro, ou improvisa um varão. Disponibiliza cabides e assim evitas que as camas fiquem cheias de casacos amontoados.

Contra as nódoas – atua rapidamente
Para além de tira nódoas, procura ter preparado sumo de limão, sal grosso e pó de talco: são excelentes tira nódoas caseiros.

Casa de banho preparada com tudo
Decora a casa de banho com mimo. Assegura-te que tens em quantidade suficiente sabonete (de preferência liquido) e papel higiénico. Coloca toalhas individuais e cortesia – enroladas num cesto-, um ambientador suave e um arranjo com velas e flores.




BOAS FESTAS

domingo, 8 de dezembro de 2013

Mousse de chocolate com ricotta

Hoje decidi experimentar uma mousse especial com ingredientes diferentes da tradicional mousse de chocolate. Bem fresquinha, desapareceu num instante no almoço de domingo.

Ingredientes
150gr de chocolate em tablete
4,5 dl de natas frias
1/2 lata de leite condensado (pode ser já cozido)
200gr de queijo ricotta
70 gr de açúcar

Preparação
Leva ao lume 1,5 dl de natas com o chocolate. Mexe sempre até ficar cremoso. 
À parte bate as restantes natas, quando estiverem quase junta o açúcar, continua a bater até ficarem bem firmes.
Coloca o chocolate derretido numa tijela e mistura o leite condensado com uma vara de arames. De seguida incorpora o queijo ricotta, bate bem até obteres um preparado uniforme. 
Junta agora as natas batidas. 
Distribui por taças individuais e decora com raspas de chocolate, também podes colocar duas groselhas em cima, fica muito bonito.
Leva ao frio. Serve fresca.


BOM PROVEITO

sábado, 7 de dezembro de 2013

Polvo no forno

Esta receita é um bocadinho diferente, pois uma grande parte dela é cozinhada no fogão. O sabor é fenomenal e o aspecto é guloso. Não te esqueças de por pão na mesa, pois ninguém vai resistir a molhá-lo no molho. Hummmm, que delicia!



Ingredientes

1 polvo 
800 gr de batatas grandes
4 dentes de alho
2 cebolas grandes
2 tiras grossas de pimento verde
2 tiras grossas de pimento vermelho
4 colheres de sopa de tomate pelado ao pedaços em lata
1 colher de sobremesa de massa de pimentão
1 colher de café de pimentão doce
1 cálice de vinho branco
2 dl de azeite 
Sal e pimenta qb













Preparação
  1. Coze o polvo na panela de pressão em água e sal.
  2. Numa panela coze ligeiramente as batatas cortadas em rodelas grossas (mais ou menos dois centímetros de largura).
  3. Corta as cebolas em rodelas grossas, e o alho grosseiramente. Numa frigideira alta (uso uma que é tipo wok) colocas o azeite deixa aquecer, junta as cebolas, o alho e o louro, tempera com sal e pimenta e deixa caramelizar.  Quando já estiverem moles e transparentes junta as tiras de pimento, a massa de pimentão, o pimentão doce e o tomate e refoga um pouco, deita o vinho e deixa cozinhar um pouco. 
  4. Numa assadeira cobre o fundo com o refogado, coloca as batatas e o polvo, cobre tudo com o restante refogado. Junta um pouco do caldo de cozer o polvo e leva ao forno.
  5. Quando as batatas estiverem alouradas, retira do forno e serve.
BOM APETITE

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Convida os teus filhos a ajudar na cozinha




Sabias que existe uma atividade que podes fazer com os teus filhos que incute a responsabilidade e o sentimento de orgulho. Essa atividade também favorece a prática da matemática. Pois é…tudo isto está ao teu alcance…na cozinha.

As crianças nunca são demasiado novas para aprender.
A minha filha tinha 4 anos quando, em cima de uma cadeira, começou a ajudar, mexe, a junta os ingredientes pré medidos para fazer um bolo, e sim, também parte ovos.

Motiva os teus filhos.
Deixa-os escolher a receita e fazê-la, mostra-te orgulhosa da sua criação. Aproveita para lhes ensinar a qualidade nutritiva de certos alimentos, em detrimento de outros que não são tão benéficos para a saúde. Ajuda-os a medir, a contar e a fazer contas.

Eles podem ajudar.
Quando os convidas para a cozinha, podes sentir algum abrandamento do teu ritmo no início, mas tens que saber esperar, a médio prazo vão ajudar-te a fazer refeições, algumas delas com um forte contributo da sua parte.

Aulas de nutrição.
Ajuda-os a aprender o que é bom para a saúde e o que na realidade parece bom para a saúde mas não é. Fala-lhes das cores, um bom prato tem cores variadas. ensina-os a preparar saladas deliciosas e sopas de legumes.

A apresentação importa.
Ensina os teus filhos a pôr uma mesa bonita, o ambiente também conta para nos sentirmos bem.


Algumas sugestões:

Equipa os teus filhos
Compra aventais para os teus filhos. Para cortarem em segurança devem usar facas de serrilha grossa, quando aprenderem a cortar em segurança, aí sim, passa para uma faca normal.

Deixa-os decidir
Dá um orçamento aos teus filhos, leva-os ao supermercado e deixa-os decidir o que vão fazer para o almoço. Vai ser divertido vê-los ocupados nos preparativos e a fazer contas ao dinheiro disponível. 

Elogia
Todos os cozinheiros gostam de elogios, as crianças não são exceção. Faz perguntas sobre o processo de preparação e deixa-os orgulhosos do seu trabalho.

Prepara-te para os erros
Todos nos enganamos, até os melhores chefs. Quando as crianças cometem erros deves ter uma visão a longo prazo, só aprendem e melhoram com a experiência. Nunca deixes de os incentivar, mesmo quando erram.

Desfruta dos bons momentos que esta partilha te pode dar.