quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ideias para criar uma zona de refeições em poucos metros


Uma bancada de pequenos almoços, uma mesa rebatível ou um canto aproveitado. Seguem algumas opções para criar uma zona de refeições em poucos metros.

Uma mesa redonda para aproveitar os metros
Uma zona de refeições para 4 pessoas requer um espaço entre 4 a 6m2. Em poucos metros, podes colocar uma mesa redonda: aproveita melhor o espaço. Para quatro pessoas deverá ter um diâmetro mínimo de 76cm.


Anexada a uma ilha: A mesa faz de superfície de apoio. Também pode ser prática junto a penínsulas.
Um banco em L: Duplica os lugares sentados e tira partido do ângulo. Coloca-o afastado da zona onde cozinhas.
Estende a bancada: Com uma largura de 34cm podes contar com uma bancada para o pequeno almoço. Podes guardar os bancos por baixo, quando não os tens a uso.


Uma bancada de pequenos almoços na ilha
Também podes planificar uma bancada ligeiramente acima da bancada

A melhor localização: Para facilitar o dia a dia, a zona de refeições deve ficar perto da onde guardas as loiças, mas afastada da zona em que cozinhas.
Os bancos: São mais confortáveis se os escolheres com um pouco de apoio lombar, e com uma barra para apoiar os pés.

Soluções invisíveis
Opta por mesas rebativeis ou extraíveis. Com poucos metros disponíveis deves usar cadeiras que se fecham e penduram ou bancos empilháveis.

As medidas que deves respeitar

Para passar: Para te deslocares e conseguires mover as cadeiras quando te sentares, precisas de 70cm atrás delas, 1m se tens armários atrás.
As pernas: Dobradas, precisam como mínimo de uma profundidade de 35cm. Melhor se for 45cm.
Para comer: Escolhe os assentos em função da altura da mesa, mais ou menos 25cm abaixo dela.

Um banco corrido numa esquina
No espaço que ocupam duas cadeiras, um banco corrido permite dar lugar a quatro pessoas. Para além de tirar partido das esquinas também podes aproveitar o espaço debaixo da janela.

As medidas: Para ser confortável, o assento deve ter um fundo de 45cm e ficar a 40cm do solo. Quando estiveres sentada, as pernas devem formar um ângulo reto e as costas devem ficar apoiadas no encosto.
Com um plus: Se o planificares à medida, fá-lo com capacidade de armazenamento. Podes guardar almofadas quando não as usares. O ideal é que tenha acesso de ambos os lados.


Um pequeno banco para guardar
Um simples banco para guardar sapatos (como o modelo Tjusig - Ikea), permite-te ter mais assentos no espaço de refeições. Decora-o com almofadas para que seja mais confortável e aproveita as suas prateleiras inferiores para livros e revistas de cozinha.

Cuida dos detalhes na zona de  refeições

Ilumina: Escolhe candeeiros de intensidade e altura reguláveis. Coloca-os a uns 70cm de distancia da mesa.
Personaliza: Com papel de parede, ou com um rodapé alto que delimitem o espaço. Opta por materiais fáceis de limpar.
Tudo à mão: Precisas de ter as loiças e a despensa por perto. Se quiseres colocar prateleiras, é suficiente se tiverem 30cm de profundidade.
Fonte: www.elmueble.com
Fotos: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário