Poucas divisões da tua casa têm necessidades de arrumação que alteram permanentemente. Camas com gavetões, móveis à medida e peças que se adaptam ao crescimento… são algumas soluções.
ü Uma estante à medida
Os teus filhos têm mais livros que brinquedos? Então precisas de uma boa estante. Escolhe uma cuja altura seja adequada (não mais de 1,80m), fixa-a à parede para evitar que o seu peso a possa tombar.
ü Ao redor da janela
Não desperdices o espaço, nem mesmo que seja por baixo da janela ou o existente entre pilares. De certeza que encontrarás uma solução à medida para aproveitar todos os metros disponíveis.
Quantos mais coisas tens, mais organizada tens que ser. Identifica caixas e cestos com informação do que contêm. Desta forma, arrumar é mais simples e localizar o que pretendes também.
ü Em ângulo e ao alto
Precisas de duas camas e de muito espaço de arrumação? Uma boa solução é uma estrutura à medida, colocando camas em L. Alguns modelos até aproveitam o angulo que as camas formam para incluir uma zona de estudo.
ü Caixas e cestos: aliados da ordem
ü Tudo na parede
Um quarto infantil deve ter espaço para guardar, dormir e brincar, seja qual seja a sua área. Para brincar é importante garantir um mínimo de 1,5x1,5m. A cama com gavetões é ideal se necessitas de mais arrumação.
ü Camas sobrepostas assimétricas
É a solução ideal para quartos com uma parede grande (3 a 3,2m), mas estreitos. Em comparação com os beliches tradicionais, estas são mais práticas, o acesso às duas camas é mais fácil e é possível colocar arrumação na parte inferior. Também é possível aproveitar o espaço por baixo da cama superior para criar uma zona de estudo.
ü Caixas com rodas
O ideal é que as caixas que fiquem ao nível do solo, ou debaixo da cama e tenham rodas, para facilitar a sua movimentação. Podes usá-las para guardar roupa, sapatos ou brinquedos. As caixas para debaixo da cama têm cerca de 80cm de profundidade e permitem guardar peças grandes, como por exemplo os edredons.
ü Um armário para a roupa
A arrumação da roupa deve estar perto de onde é necessária. Assim sendo, se tens disponível um espaço com 40cm de profundidade e 120cm de largura já podes planificar um roupeiro. Se as crianças são pequenas, a sua roupa também é pequena, por isso a distancia entre os varões e prateleiras também pode ser mais reduzido. Coloca as prateleiras a 20cm de distancia entre elas para a roupa dobrada. Para a roupa pendurada calcula mais ou menos 50cm de altura. É sempre melhor que as prateleiras sejam amovíveis, assim poderás ir adaptando o roupeiro ao ‘’crescimento da roupa’’.
ü Um armário encastrado
Um armário encastrado é sempre um luxo: tem grande capacidade de arrumação e não deixa ver o interior. Lembra-te que as portas de correr ocupam nemos espaço que as de abrir. Instala iluminação no seu interior – se estiver bem iluminado é mais fácil guardar e encontrar o que se pretende.
Para não acumulares mais do que é necessário, duas vezes por ano revê o seu conteúdo. Se retirares apenas o que já não serve aos teus filhos (aproveita para dar a quem precisa) ficarás surpreendida com o espaço que ficará livre.
ü Organiza o mais pequeno
Lápis de cor, bonecos, carrinhos….Se conseguires manter fora da vista os objetos mais pequenos, o quarto ficará muito mais leve e ordenado. Usa cestos e caixas com compartimentos. Se lhes colocares números, letras ou desenhos, podes ensinar-lhes que arrumar não é aborrecido.
Fonte: El Mueble
Fotos: Pinterest
Sem comentários:
Enviar um comentário