terça-feira, 21 de maio de 2013

Para apreciares a tua casa tal como ela é






Se te sentes cansada da tua casa, se só pensas em mudar, se a tua casa te deprime, o melhor é olhares para ela com uma nova perspetiva.


1-    O que te atraiu para a tua casa?
Não importa onde moras, provavelmente houve alguma coisa que te atraiu na tua casa quando a viste pela primeira vez. Foi a varanda, o chão, um pequeno quintal?
Quando vives algum tempo numa casa é natural começares a focar-te mais nos aspetos negativos, mas deves sempre parar um momento e recordar o que mais gostaste na tua casa. Assim podes colocar as coisas em perspetiva e avaliar melhor o que pode fazer.

2-    Usa ao teus sentidos
Se acha que já não gostas da tua casa, pode ser difícil encontrar algo que aprecies, mas usando os teus sentidos podes olhá-la de forma diferente. Faz um passeio sensorial rápido pela casa e procura os pontos positivos: o conforto do teu sofá, o cheiro a café acabado de fazer, um tapete macio…

3-    Não estar em casa
Imagina que estiveste fora durante algumas semanas, estás a chegar a casa, quando entras respiras fundo. Do que sentiste mais falta? Pensa na forma como a tua casa te ampara e conforta.

4-    Pensa para lá do visível
A tua hipoteca ou renda é comportável, permite-te viver dentro dos parâmetros que consideras fundamentais? A tua casa fica perto de quem mais gostas e de locais que aprecias? É sossegado? Os teus vizinhos são simpáticos? Há muitas variáveis que não estão visíveis quando olhas em teu redor, mas que são tão (ou mais) importantes que o próprio espaço da casa.

5-    As tuas visitas gostam da tua casa?
Quando o teus amigos te visitam, comentam como acolhedora e relaxante a tua casa é? É excelente para festejar, conversas de amigo, ou até para uma bela churrascada? Presta atenção ao que o outros dizem acerca do teu espaço.

6-    Olha pela janela
Tens uma vista privilegiada? Para o jardim, para a cidade, para uma bela árvore? Tens algum lugar favorito em que te sentas e sonhas?

7-    Olha para o lado positivo
Às vezes, tudo o que precisamos é de uma nova perspetiva para transformar algo negativo em algo bom. Um pequeno espaço pode fazer com que te sintas apertado, mas podes torna-lo menos cheio.

8-    O que é que a tua casa te permite fazer
Se gostas de cozinhar, de ler, de ver filmes ou jogar com os teus filhos, coloca o teu pensamento nessas atividades e assim não te focas nos aspetos negativos. Usar mais a tua casa é uma maneira fantástica de apreciares o que ela tem para te oferecer.


Continua assim: Se estas sugestões te inspiraram a olhar de uma nova forma para a tua casa. Presta atenção ao que nela te faz sentir bem, e assim, faz mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário