domingo, 18 de janeiro de 2015

5 retoques que custam pouco e que melhoram a tua casa


Tapetes, pintura, papel de parede, cortinas e tecidos. São cinco pontos que melhorados renovam a tua casa com grande impacto. Vamos começar?

Novas forras para sofás e cadeiras

À medida: Alterando o tecido o teu sofá dará uma nova imagem a toda a sala. Se gostas do design do teu sofá, pede a um profissional que o forre, ficará como novo e com todos os pormenores do original.

Versão económica: Podes cobri-lo com uma forra adaptável ou com uma manta bonita bem ajustada no assento e nas costas.

Mais por menos:  Muda apenas as capas das almofadas e dos assentos por uns tecidos vistosos e tudo parecerá novo.


Papel de parede com personalidade

Na moda: O papel de parede está na moda, mas para destacar e personalizar uma parede (a da zona de refeições ou a da cabeceira da cama…), e não todas. Atreve-te e combina pintura com papel a teu gosto.

Estampados: Os motivos mais pequenos dão a sensação de amplitude e são mais fáceis de coordenar com cortinas e outros têxteis. Se colocas papel apenas numa parede, poderás escolher estampados de cores mais atrevidas.

Tipos de papel: Os vinílicos (plastificados) são mais resistentes e laváveis, podes usá-los na casa de banho e cozinha. Os vinilizados têm uma capa especial de verniz que permite limpá-los. Os texturados são ideais para tapar imperfeições e podem pintar-se. Os de base têxtil requerem um adesivo especial e são mais difíceis de limpar. Os auto adesivos são os mais fáceis de colocar.

Rendimento: O papel pintado vem em rolos de 53-58 cm de largura e 10m de altura, assim, cobre cerca de 5-6 m2 de parede. Mas há alguns com maior largura e em rolos de 15 m de altura, ficando assim mais económicos.

Papel a mais: Compra sempre mais do que vais usar (pode ser necessário corrigir erros). Depois da obra feita podes aproveitar para forrar caixas ou dossiers.






Pinta também a cozinha e a casa de banho

Como novos e sem obras: Nestes tempos há que desenvolver o engenho. Neste caso, a pintura é o mais simples e que melhor resultados aporta, pois basta alterar a cor das paredes  para ‘’estrear’’ um novo ambiente. Podes pintar mesmo que tenham azulejos.

Pinturas especiais: Sobre a parede ou sobre azulejos, há pinturas e esmaltes feitos de resinas sintéticas de secagem rápida e propriedades anti mofo. São laváveis e impermeáveis, capazes de suportar as condições da cozinha e casa de banho.

Cores: Se o espaço não é muito pequeno e o solo e os sanitários forem claros podes optar por colocar uma cor diferente na parede.

Azulejos: Podes aplicar uma tinta especial para azulejos, não precisas de uma preparação prévia, deves sim limpar e desengordurar muito bem antes de aplicar a tinta.

Parede: Na cozinha antes de pintar, deves aplicar uma base especial por causa da agua/humidade.





Renova o chão com um tapete/alcatifa

Vantagens: para além de ser confortável, amortiza o som dos passos, mantém o calor e isola acusticamente a divisão. Hoje em dia existem alcatifas que acumulam menos pó e conseguem colocar-se em poucas horas.

Colocar alcatifa: Se a parte posterior é de latex ou espuma, fixa-a com um adesivo especifico; se o espaço é pequeno coloca-a sobre bandas adesivas de dupla face. Se o chão é de muito irregular ou de madeira tens que colocar uma proteção entre a alcatifa e o solo.

Materiais: Existem alcatifas sintéticas, de pele natural, de lã, de fibras, etc.

Calor: A alcatifa retém até 12% mais o calor que qualquer outro tipo de pavimento.
Formatos: As alcatifas são vendidas em rolo ou por módulos.



 Muda as cortinas da sala

Para um novo look renova as cortinas por completo ou faz pequenas alterações, junta umas cortinas nas laterais ou uns estores por detrás. A ideia é que a janela fique bem composta.

Com estilo: Apesar das tendências se inclinarem para a simplicidade, com tecidos finos e vaporosos, a verdade é que vale quase tudo: estores, cortinas, japonesas…ainda podes combinar as várias versões entre si com ou sem cortinas laterais, de cores lisas ou com bonitos estampados.

Na moda: Hoje em dia as cortinas usam-se a arrastar no chão. Podes usar argolas,  ganchos ou laçadas de tecido para prender a cortina ao varão. Ousa em colocar cores vivas nas cortinas se as paredes se os móveis forem claros.

Um truque: Se não podes trocar as cortinas, junta-lhes algum detalhe decorativo, uma franja de cor e textura diferente ou uns suportes.


  

Que retoque gostas mais? Vais aplicar algum na tua casa?

Fonte: El Mueble
Fotos: Pinterest