sábado, 31 de janeiro de 2015

Tarte de requeijão


 



Ingredientes:
1 rolo de massa quebrada (de compra)
400 gr de requeijão
5 ovos
150 gr de açúcar
1 limão
100 gr de manteiga derretida
1 colher de sopa de farinha maisena

Preparação:
Prepara a tarteira de fundo amovível com manteiga e polvilha com farinha. Forra a tarteira com a massa quebrada e pica o fundo com um garfo. 
Esmaga muito bem o requeijão até ficar como uma pasta. 
Liga o forno a 180ºC. 
Numa tigela bate as gemas com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e fofa. Junta a raspa do limão, o sumo do limão e a manteiga derretida, bate bem. Adiciona a farinha maisena continua a bater e junta o requeijão. Mistura muito bem.
Bate as claras em castelo e envolve delicadamente na mistura. 
Deita na forma e leva ao forno cerca de 30 minutos.

Deliciosa!
Bom apetite!

domingo, 18 de janeiro de 2015

5 retoques que custam pouco e que melhoram a tua casa


Tapetes, pintura, papel de parede, cortinas e tecidos. São cinco pontos que melhorados renovam a tua casa com grande impacto. Vamos começar?

Novas forras para sofás e cadeiras

À medida: Alterando o tecido o teu sofá dará uma nova imagem a toda a sala. Se gostas do design do teu sofá, pede a um profissional que o forre, ficará como novo e com todos os pormenores do original.

Versão económica: Podes cobri-lo com uma forra adaptável ou com uma manta bonita bem ajustada no assento e nas costas.

Mais por menos:  Muda apenas as capas das almofadas e dos assentos por uns tecidos vistosos e tudo parecerá novo.


Papel de parede com personalidade

Na moda: O papel de parede está na moda, mas para destacar e personalizar uma parede (a da zona de refeições ou a da cabeceira da cama…), e não todas. Atreve-te e combina pintura com papel a teu gosto.

Estampados: Os motivos mais pequenos dão a sensação de amplitude e são mais fáceis de coordenar com cortinas e outros têxteis. Se colocas papel apenas numa parede, poderás escolher estampados de cores mais atrevidas.

Tipos de papel: Os vinílicos (plastificados) são mais resistentes e laváveis, podes usá-los na casa de banho e cozinha. Os vinilizados têm uma capa especial de verniz que permite limpá-los. Os texturados são ideais para tapar imperfeições e podem pintar-se. Os de base têxtil requerem um adesivo especial e são mais difíceis de limpar. Os auto adesivos são os mais fáceis de colocar.

Rendimento: O papel pintado vem em rolos de 53-58 cm de largura e 10m de altura, assim, cobre cerca de 5-6 m2 de parede. Mas há alguns com maior largura e em rolos de 15 m de altura, ficando assim mais económicos.

Papel a mais: Compra sempre mais do que vais usar (pode ser necessário corrigir erros). Depois da obra feita podes aproveitar para forrar caixas ou dossiers.






Pinta também a cozinha e a casa de banho

Como novos e sem obras: Nestes tempos há que desenvolver o engenho. Neste caso, a pintura é o mais simples e que melhor resultados aporta, pois basta alterar a cor das paredes  para ‘’estrear’’ um novo ambiente. Podes pintar mesmo que tenham azulejos.

Pinturas especiais: Sobre a parede ou sobre azulejos, há pinturas e esmaltes feitos de resinas sintéticas de secagem rápida e propriedades anti mofo. São laváveis e impermeáveis, capazes de suportar as condições da cozinha e casa de banho.

Cores: Se o espaço não é muito pequeno e o solo e os sanitários forem claros podes optar por colocar uma cor diferente na parede.

Azulejos: Podes aplicar uma tinta especial para azulejos, não precisas de uma preparação prévia, deves sim limpar e desengordurar muito bem antes de aplicar a tinta.

Parede: Na cozinha antes de pintar, deves aplicar uma base especial por causa da agua/humidade.





Renova o chão com um tapete/alcatifa

Vantagens: para além de ser confortável, amortiza o som dos passos, mantém o calor e isola acusticamente a divisão. Hoje em dia existem alcatifas que acumulam menos pó e conseguem colocar-se em poucas horas.

Colocar alcatifa: Se a parte posterior é de latex ou espuma, fixa-a com um adesivo especifico; se o espaço é pequeno coloca-a sobre bandas adesivas de dupla face. Se o chão é de muito irregular ou de madeira tens que colocar uma proteção entre a alcatifa e o solo.

Materiais: Existem alcatifas sintéticas, de pele natural, de lã, de fibras, etc.

Calor: A alcatifa retém até 12% mais o calor que qualquer outro tipo de pavimento.
Formatos: As alcatifas são vendidas em rolo ou por módulos.



 Muda as cortinas da sala

Para um novo look renova as cortinas por completo ou faz pequenas alterações, junta umas cortinas nas laterais ou uns estores por detrás. A ideia é que a janela fique bem composta.

Com estilo: Apesar das tendências se inclinarem para a simplicidade, com tecidos finos e vaporosos, a verdade é que vale quase tudo: estores, cortinas, japonesas…ainda podes combinar as várias versões entre si com ou sem cortinas laterais, de cores lisas ou com bonitos estampados.

Na moda: Hoje em dia as cortinas usam-se a arrastar no chão. Podes usar argolas,  ganchos ou laçadas de tecido para prender a cortina ao varão. Ousa em colocar cores vivas nas cortinas se as paredes se os móveis forem claros.

Um truque: Se não podes trocar as cortinas, junta-lhes algum detalhe decorativo, uma franja de cor e textura diferente ou uns suportes.


  

Que retoque gostas mais? Vais aplicar algum na tua casa?

Fonte: El Mueble
Fotos: Pinterest

sábado, 17 de janeiro de 2015

Torna a arrumação divertida! 5 jogos interativos para as crianças


Não era agradável que os teus filhos gostassem de arrumar? Com algumas alterações à tua rotina,  arrumar pode ser um passatempo divertido em vez de um castigo para as crianças.

Seguem 5 jogos que os teus pequenos ajudantes vão adorar:

Nota: Apesar de estes jogos serem divertidos para todas as idades, podem ser particularmente interessantes para crianças entre os 3 e os 7 anos.

Corrida da arrumação
Aos seus lugares…preparados…arrancar!!! Ajusta o teu timer de cozinha para cinco minutos e vê quantos brinquedos conseguem arrumar antes da campainha tocar. Que arrumar mais coisas nos cinco minutos, ganha.

Desafio a contar
Este jogo é excelente para crianças que estão a aprender a contar. Para praticar a contagem e a arrumação ao mesmo tempo! Para começar este jogo devem escolher um número (10 é um bom número para começar). Pede aos teus filhos para juntar 10 brinquedos que estão desarrumados. Devem contar alto quando os tiverem a colocar no devido lugar.

Adivinha o objeto secreto
Este jogo funciona melhor se tiveres mais de uma criança em casa. Antes da habitual sessão de limpeza, escolhe dois ou três objetos ‘’secretos’’ no meio da desarrumação. Sem dar nenhuma dica aos pequenos, eles devem começar a arrumar. A criança que conseguir arrumar mais objetos ‘’secretos’’ ganha. Deves ter um prémio especial para lhe dar. Dica: se tiveres apenas uma criança, enquanto arruma deve adivinhar qual o objeto secreto. Se acertar, ganha!

Combinar cores
Se a tua criança ainda está a aprender as cores tens que lhe dar o dobro do tempo. Olha em redor da sala e pede ao teu filho para arrumar todos os brinquedos vermelhos. De seguida, passa para outra cor. Jogar este jogo até que a confusão esteja extinta!

Vamos fingir
Este tipo de jogo exige um pouco de imaginação, por isso é perfeito para aqueles que ainda gostam de fingir. Antes da arrumação cada criança deve escolher que personagem ou animal vai fingir ser. Devem iniciar a sua atuação arrumando. Dinossauros arrumadores, leões limpinhos… Vais surpreender-te com a diversão que o jogo vai criar!

Fotos: Pinterest

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Bolo de chocolate húmido

Um bolo de chocolate delicioso e fácil. Recomendo vivamente.

Ingredientes:
200 gr de chocolate de culinário partido em pedaços
150 gr de manteiga
6 ovos
150 gr de açúcar
50 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Separa as gemas das claras e bate as claras em castelo. 
Leva a manteiga a derreter juntamente com o chocolate em lume muito brando.
Bate as gemas com o açúcar até ficar um creme branco e fofo.
Mistura o chocolate derretido ao creme de gemas. mexe muito bem e adiciona a farinha com o fermento. Incorpora as claras em castelo.

Unta a forma e leva ao forno 20 minutos.

Eu optei por fazer numa forma tradicional para ficar cozido na totalidade. Se quiseres uma textura textura ''fondant'' usa uma forma sem buraco.