domingo, 29 de setembro de 2013

7 dicas para criar crianças arrumadas


Decerto que a maioria dos pais concorda comigo, uma das grandes batalhas é que as crianças e adolescentes arrumem os seus quartos. É importante incutir hábitos de limpeza nos teus filhos, enquanto são pequenos, e aplicá-los continuamente à medida que vão crescendo.

Aqui estão 7 dicas para criar crianças limpas e arrumadas.


1-      Definir tarefas
Em vez de apenas dizeres aos teus filhos para limpar o quarto, define claramente as tarefas que devem fazer. Se fores clara e objetiva o sucesso está garantido.

2-      Desenvolve o sentido da responsabilidade
Depois da definição clara das tarefas deves dar um sentido visual ao que pedes. Uma maneira de fazeres isso é colocares um quadro na porta do quarto dos teus filhos, com colunas para cada tarefa de limpeza. Quando cada tarefa estiver concluída será colocado uma marcação na respetiva coluna. Ajuda se adicionares um incentivo, por exemplo, por cada 15 marcações uma atividade divertida (ida ao zoo, à piscina, aulas de música, etc…). Evita o uso de doces ou brinquedos como incentivo utiliza antes experiencias que a criança vai sempre lembrar como uma aventura, e assim aproveitas e passas tempo de qualidade com os teus filhos.

3-      Deixa as crianças decorar
Deixar os filhos sentirem-se orgulhosos e dar-lhes destaque nas decisões é uma maneira fácil de os ajudares a assumir responsabilidade. Podes fazê-lo de uma forma simples, deixando os teus filhos decorar o quarto. Uma nova capa de edredom ao gosto deles, um quadro que achem muito especial, reorganizando os móveis…todo o processo pode ser uma experiencia muito agradável para fazer em conjunto.

4-      Tornar divertido
Quem disse que limpar tem que ser aborrecido? Torna a tarefa de limpar o quarto emocionante para os teus filhos. Se a tua filha gosta de dançar e cantar, - põe uma música alegre e faz a festa da dança e da limpeza. O teu filho adora animais, -  inventa um jogo: o quarto é o jardim zoológico e os bichos fugiram. Colocar as roupas, brinquedos e livros no lugar é o mesmo que devolver os animais às suas casotas.

5-      Reduzir e doar
Objetos a mais complicam a limpeza e desanimam as crianças. Isso pode causar problemas, ficam frustrados e pode ser fonte de conflito e desanimo. Faz um esforço e trimestral, ou semestralmente reduz o eu provoca a desordem. Assim, tornas a tarefa de limpar menos dolorosa. Livra-te de todos os brinquedos, livros e roupas que a criança já não usa. Se não usou nos últimos 6 meses é porque não faz falta. Doa a uma instituição ou família que necessite, e assim o teu filho também aprende o que é a partilha e a caridade.

6-      Estabelecer a regra: um entra, um sai
Previne a acumulação de lixo, estabelecendo a regra um entra, um sai: Para cada novo brinquedo ou peça de roupa que comprares, deves livrar-te de outro que. Este pode ser um bom ensinamento sobre consumo para os teus filhos, assim vão pensar duas vezes quando pedirem para comprar um novo brinquedo, já que vão ter que se livrar de um que já tenham.

7-      Dá o exemplo
Lembra-te, as crianças olham para ti como um modelo a seguir. Seguem também os teus maus hábitos, apesar de muitas vezes nem imaginares que os tens. Assegura-te que as tuas pequenas ‘’esponjas de conhecimento’’ aprendem o que fazes de melhor, para tal também tens que manter a casa limpa e arrumada.

Fonte Houzz.com
Fotos: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário