segunda-feira, 15 de setembro de 2014

12 truques fáceis para cozinhares melhor


Como saber se os ovos estão frescos. Que fazer para que os doces fiquem esponjosos mais tempo. Como poupar na cozinha continuando a comer bem.  Toma nota! Estes e outros truques pode safar-te de apuros.

Prepara o teu próprio azeite para temperar
Enche um frasco de vidro com um bom azeite e junta-lhe alecrim fresco (ramos e flores), deixa macerar cerca de 40 dias num local seco e escuro. Uma verdadeira delicia que irá personalizar os teus pratos.
                - Usa-o para temperar saladas, ou apenas para molhar o pão. Também o podes usar para cozinhar carne ou aromatizar massas e pizas.
                - Se juntares uns grãos de pimenta no frasco, darás ao azeite um ligeiro toque picante.

Vegetais e frutas escuros, nem pensar
Para que alguns frutos e vegetais como maçãs, cogumelos, alcachofras e outros não escureçam quando cortados, pulveriza-os com sumo de limão. O limão é imprescindível na tua despensa, para além ter muitas vitaminas, ainda é um excelente antioxidante.

Cebolas: se não queres chorar…gela-as
Uns momentos antes de cortar a cebola, coloca-a no congelador, assim endurecerá um pouco. Ao cortá-la libertará menos liquido e não te fará chorar tanto.
A cebola também deve ser cortada com uma faca bem afiada, o corte é mais limpo e não libertará tanto liquido. Para que a cebola crua não tenha um sabor tão agressivo, deixa-a repousar com um pouco de açúcar.

Maçã para que os bolos durem mais
Para conservar os bolos fofos durante mais dias deves guardá-los com uma mação cortada em pedaços.

Batatas fritas mais estaladiças
Descasca, corta e lava as batatas, seca-as com um pano limpo para eliminar o excesso de água e amido que tenham. Em seguida, coloca-as numa tigela e polvilha-as com um pouco de farinha, agita para distribuíres em a farinha.

Evita que um guisado fique doce
Se não queres juntar mais sal a um guisado, junta à cozedura umas folhas de espinafres e um pedaço de nabo. Deixa cozer 15 minutos e retira-os.

Peixe descongelado mais saboroso
Coloca o peixe a descongelar num recipiente fundo e cobre com leite. Deixa-o umas horas no frigorifico. Verifica se descongelou na totalidade e escorre bem antes de o cozinhares. Vais ver que se torna muito mais saboroso.

Cortadores multiusos
Se tens cortadores de diferentes formas para cortar bolachas, usa-os para cortar fruta e assim decorar as sobremesas caseiras.

Bolos mais fofos
O segredo está em bater muito bem as claras e juntar aos poucos quando todos os ingredientes já estão batidos.
Quando encheres a forma, dá-lhe umas pancadinhas para que as bolhas de ar que tenha subam à superfície.
Deixa o bolo a arrefecer sobre uma rede ou um pano de algodão para que não abata a sua altura.

Morangos com todo o seu aroma
É importante que não retires a rama dos morangos antes de os lavares: perdem o seu perfume e enchem-se de água. Lava-os e escorre-os, só depois deve retirar-lhe a rama.

O segredo para um bom caldo
Escolhe ingredientes de qualidade. Para que o caldo de carne seja mais saudável deves retirar as gorduras da carne e as peles.
Um bom caldo precisa de tempo: prepara-o em fogo lento durante duas horas. Ficará mais concentrado e evaporará menos.
Junta o sal e as ervas no final da cozedura. Usa azeite suave para que o caldo não fique gorduroso.

Cortes de queijo perfeitos
Unta a faca com um pouco de azeite para que o corte do queijo fique perfeito. Assim evitarás que o queijo se pegue e a faca deslizará melhor.

Fonte: el mueble
Fotos: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário