terça-feira, 29 de abril de 2014

7 Passos básicos para poupar no dia a dia

Poupar é fundamental e fácil. Existem pequenos gestos que de uma forma simples podem significar menos desperdício:

Lava o carro com baldes de água em vez de mangueira


Tapa o lava loiças enquanto utilizas, assim evitas o desperdício de água

Tapa as panelas enquanto estão ao lume


Coloca uma garrafa de água dentro do autoclismo, poupas cerca de 10 litros de água por dia

Aproveita a água fria da banheira enquanto esperas que chegue a água quente

A tarifa bi-horária da EDP só é vantajosa se for integralmente cumprida.

Procura aumentar o teu rendimento: se tens jeito para cozinhar, ou para trabalhos manuais podes vender o que produzires.

Fotos: Pinterest

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Bolo de cenoura e côco

Este bolo é uma verdadeira delícia, fica húmido e com muito sabor. Cá em casa desapareceu num ápice!

Ingredientes:

4 ovos
200g de cenoura ralada
80g de côco ralado
150g de farinha de trigo com fermento
275g de açúcar
150ml de óleo
150ml de água quente
1 colher de sopa de fermento em pó


Preparação:
Bate as claras em castelo.
Numa tigela bate muito bem as gemas com o açúcar. Adiciona a cenoura, a farinha com o fermento, a água, o óleo e o côco.
Bate muito bem na potência máxima.
Envolve as claras batidas em castelo.

Bom apetite!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Aproveita as janelas e ganha espaço

Na cozinha, no quarto, no corredor…onde estiver uma janela podes criar o móvel que precisas. De seguida lê as melhores sugestões.

Um móvel para sapatos no quarto
Com um móvel de 20-35cm de profundidade podes colocar em ordem os teus sapatos. Por baixo da janela é o sítio ideal para planificares vários módulos de armário à medida, com sítios diferentes uns para os acessórios e para a roupa interior outros para guardares os sapatos.


Notas decorativas na tua janela
Uma fileira de plantas, um candeeiro, umas flores… O parapeito da janela pode ser convertido no espaço ideal para dares a nota final na tua decoração. Como nos países nórdicos, decora dentro e fora.

Camas na luz
Podes aproveitar o espaço debaixo da janela para colocar a cama. Se a tua janela começa numa altura de cerca de 70cm. Aproveita o espaço inferior para colocar a cama.

Boas vistas e canto de arrumação
Uma janela situada entre pilares é o espaço ideal para criar uma zona de leitura. Em vez de uma cadeira ou sofá, aproveita e coloca um banco feito à medida. Assim, ganhas lugares sentados, uma zona de arrumação extra e boas vistas. Um banco cómodo deve ter cerca de 45cm de altura. Não te esqueças que as almofadas que usares para o tornar confortável também o fazem ganhar altura.


O parapeito que faz de prateleira
Se tens muitos livros em casa, aproveita todos os espaços disponíveis. O parapeito da janela pode converter-se numa pequena estante complementar, pois os livros pequenos apenas precisam de um espaço com cerca de 20cm de profundidade. É preferível usares este espaço se a janela for de correr, assim podes abri-la sem que os livros interfiram.

Para desfrutares as vistas
Se quiseres aproveitar as vistas de uma janela, podes equipa-la com um banco feito à medida. Na parte superior coloca cochins e almofadas para que se torne confortável. Na parte de baixo aproveita para guardar com cestos ou caixas. Se fizeres o banco aberto torna-se mais ligeiro e económico, se o planificares fechado ganhas a sensação de arrumação e ordem.


Uma zona de estudo luminosa
Para estudar, não há nada melhor do que luz natural, assim, é recomendável planificá-la por baixo da janela. Para regulares a entrada de luz, coloca  estores na janela. Podes complementar com prateleiras na parede. Opta por uma cadeira com rodas apenas se tens espaço para a deslocar.


Um prático tapa-aquecimento central
O radiador do aquecimento fica melhor debaixo da janela, pois distribui melhor o ar quente graças á corrente de ar que se gera. Se o tapares, para além do esconderes, ganhas uma prateleira. Assegura-te que se pode abrir para que possas acede ao radiador, e que tem ventilação suficiente para não afetar a efetividade do aquecimento.



Um banco corrido para a zona de refeições
Comer com luz natural é saudável e relaxante. Assim sendo é interessante situar a zona de refeições junto a uma janela. Debaixo da janela podes colocar um banco corrido e assim ganhas assentos. Assegura-te que cada lugar tem mais ou menos uma largura de 50cm. Para compensar a presença do banco escolhe uma mesa e cadeiras ligeiras. Outro fator a ter em consideração é que o assento do banco deve estar alinhado com a mesa.



Fonte: El Mueble
Fotos: Pinterest


domingo, 6 de abril de 2014

Bolo de ananás com calda






Ingredientes:
150gr de açúcar
100gr de manteiga
250gr de farinha
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 lata pequena de ananás – rodelas e sumo
150ml de leite
Açúcar e água para fazer caramelo

Preparação:
Bate as claras em castelo.
Numa tijela junta o açúcar com a manteiga previamente derretida e bate até obteres um creme esbranquiçado. Adiciona as gemas, o leite e a farinha com o fermento.
Envolve as claras ao preparado.

Faz um caramelo e barra a forma com o mesmo. Coloca as rodelas de ananás, reserva o sumo. Deita a massa do bolo e  leva ao forno a 170ºC cerca de 40 minutos.

Leva ao lume o sumo do ananás junta-lhe uma colher de açúcar e deixa ferver 1 minuto. Deita a calda sobre o bolo, ainda na forma e aguarda para que o bolo absorva o líquido.


Desenforma e…bom apetite!

sábado, 5 de abril de 2014

Planear as refeições para toda a semana


Saber o que vais cozinhar todos os dias da próxima semana só traz vantagens. Os ganhos são evidentes e melhor que tudo, não tens que te preocupar diariamente com o que vais fazer para o jantar.


Só vantagens:

Frigorifico sempre organizado:
Compras o que é necessário para uma semana, evitas assim, os restos acumulados e os produtos esquecidos e ainda facilitas a limpeza.


Refeições mais equilibradas e variadas:
Ao pensares nas refeições futuras acabas por consumir produtos mais frescos e variados. Diversificas ao máximo os alimentos que consomes.

Compras mais eficientes:
Compras exatamente o que precisas, quando precisares não te vai faltar nada

Poupança:
Evitas os desperdícios, gastas menos e varias mais.

Mais tempo para ti:
Como sabes o que vais fazer com antecedência, preparas tudo antes, assim na hora de cozinhas já não gastas tempo a descongelar, ou a pensar no que vais fazer.

Come melhor por menos dinheiro:

- Inclui nas tuas ementas peixe, aves e ovos.
- Em cada refeição inclui sopa, salada e fruta
- Consome essencialmente fruta e hortaliças da época, mais económicos e nutritivos
- Faz uma lista de compras baseada nas ementas que elaboraste. Vê se já tens algum ingrediente em casa e retira-o da lista.

- Cozinha tendo em conta apenas as quantidades necessárias, evitarás restos que mais tarde vão parar ao lixo.