domingo, 17 de fevereiro de 2013

Organização Semanal

Organização semanal

Para mim a organização é um facilitador. Facilita essencialmente na poupança de tempo desperdiçado em coisas que não trazem vantagem nenhuma.
Para mim, organização não quer dizer ter 50 listas diferentes de coisas para fazer, nem ter tudo meticulosamente arrumado sem poder ser retirado do seu lugar. Para mim organização tem a ver com ter um método que se torna eficaz em determinadas situações.

Alguns facilitadores que utilizo:

·         Tenho uma pequena agenda em casa onde vou escrevendo tarefas a fazer durante a semana
·         Tenho sempre uma lista de compras na porta do frigorifico, juntamente com uma caneta íman, assim vou acrescentando as faltas à medida que as deteto
·         Técnica dos 15 minutos: as coisas que podemos fazer em 15 minutos! – Marque 15 minutos no seu relógio e simplesmente comece a arrumar: trate da carta que está desde a semana passada em cima da mesa, ou arrume a gaveta das meias, ou passe a mopa no chão, ou limpe o forno etc. Faça o que puder em 15 minutos. Quando acabar o tempo, termine. Sob esta pressão torno-me mais rápida e concentrada na tarefa que tenho a fazer, o que é certo é que no fim de 5 dias fiz muitas coisas em apenas 1 hora e 15. E nem dei por isso.
·         Só utilizo sacos e caixas transparentes para arrumar, assim sei tudo o que está lá dentro sem ser preciso abrir.
·         Não saio de casa sem fazer as camas (são 3 cá em casa e demoro 5 min), quando chego a casa à noite a casa está arrumada
·         Á noite, antes de ir para a cama, deixo a sala arrumada: coloco as revistas no lugar, arrumos as mantas e levo os brinquedos dos miúdos para os seus quartos. Assim, no dia seguinte, quando me levanto, tenho a sala arrumada (demorei 5 minutos).
·         Antes de me deitar escolho sempre a roupa a vestir no dia seguinte (de manhã não tenho que me preocupar com esse assunto).



Lema: Não é possível organizar tralha, o melhor é desfazer-se dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário