domingo, 24 de fevereiro de 2013

Organizar a despensa

Organizadores na despensaOrganizadores na despensaOrganizadores na despensaOrganizadores na despensa

Manter a despensa arrumada facilita, e muito, a rotina da casa. A organização evita que os produtos passem a validade e diminui as idas ao supermercado. A organização permite ganhar espaço e assim conseguir fazer stock extra de produtos com boas promoções. Resultado: economia de tempo e dinheiro, além de uma vida mais tranquila.

Cada coisa no seu lugar 

O ideal é guardar alimentos não perecíveis na despensa, produtos de limpeza na cozinha e os de higiene na casa de banho. Mas se não tiver espaço suficiente, coloque-os em locais distintos da despensa, o mais distantes possível. E lembre-se: para preservar a qualidade dos produtos, a despensa deve ser seca e arejada. 

Alimentos 

  • Divida as prateleiras conforme a categoria. Por exemplo: use uma prateleira para massas e grãos, outra para bebidas,
  • Guarde nas prateleiras do alto os produtos pouco usados. Na parte de baixo, por sua vez, coloque os mais pesados.
  • Posicione os alimentos conforme a data de validade: os que vencem logo devem ficar à frente, para que sejam consumidos o quanto antes.
  • Reúna as embalagens já abertas num cesto à frente, para facilitar a visualização. Se possível, guarde esses alimentos em embalagens de vidro ou plástico transparente, evitando que estraguem. Por fora, coloque uma etiqueta, identificando o produto e a data de validade..
  • Coloque os itens pequenos, como caldo Knorr, numa caixa de plástico transparente ou frasco de vidro. É mais fácil encontrá-los quando estão no mesmo lugar.
  • Transfira temperos e especiarias já abertos para uma embalagem bem fechada, de preferência transparente. Coloque por fora uma etiqueta, identificando o produto e a data de validade.


Artigos de limpeza
 

Estes produtos devem ficar longe dos alimentos.Separe as prateleiras conforme a utilização: uma prateleira para os produtos para roupas, e outra para os de limpeza da casa.
  • Esponjas e outros itens pequenos podem ser agrupados num cesto ou caixa de plástico - prefira as transparentes.
  • Posicione os produtos abertos à frente.
  • Deixe fora do alcance das crianças os produtos tóxicos. Uma boa solução é colocá-los mais altos.


Produtos de higiene


Também têm cheiro forte e precisam ficar longe  dos alimentos.
  • Organize de acordo com a utilização: shampoo, sabonete e cremes em uma prateleira, pasta dentifrica, papel higiênico e absorventes na outra, e assim por diante.
  • Posicione os produtos menores e aqueles com data de validade mais curta à frente, para facilitar a visualização.


Manutenção
 

  • Limpe a despensa antes de fazer as compras, pois as prateleiras vazias facilitam a limpeza. Aproveite para fazer a lista de compras, anotando os produtos que faltam.
  • Na hora da limpeza, use um pano humido com detergente; em seguida, passe outro pano humido e, por fim, seque bem.


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Organização Semanal

Organização semanal

Para mim a organização é um facilitador. Facilita essencialmente na poupança de tempo desperdiçado em coisas que não trazem vantagem nenhuma.
Para mim, organização não quer dizer ter 50 listas diferentes de coisas para fazer, nem ter tudo meticulosamente arrumado sem poder ser retirado do seu lugar. Para mim organização tem a ver com ter um método que se torna eficaz em determinadas situações.

Alguns facilitadores que utilizo:

·         Tenho uma pequena agenda em casa onde vou escrevendo tarefas a fazer durante a semana
·         Tenho sempre uma lista de compras na porta do frigorifico, juntamente com uma caneta íman, assim vou acrescentando as faltas à medida que as deteto
·         Técnica dos 15 minutos: as coisas que podemos fazer em 15 minutos! – Marque 15 minutos no seu relógio e simplesmente comece a arrumar: trate da carta que está desde a semana passada em cima da mesa, ou arrume a gaveta das meias, ou passe a mopa no chão, ou limpe o forno etc. Faça o que puder em 15 minutos. Quando acabar o tempo, termine. Sob esta pressão torno-me mais rápida e concentrada na tarefa que tenho a fazer, o que é certo é que no fim de 5 dias fiz muitas coisas em apenas 1 hora e 15. E nem dei por isso.
·         Só utilizo sacos e caixas transparentes para arrumar, assim sei tudo o que está lá dentro sem ser preciso abrir.
·         Não saio de casa sem fazer as camas (são 3 cá em casa e demoro 5 min), quando chego a casa à noite a casa está arrumada
·         Á noite, antes de ir para a cama, deixo a sala arrumada: coloco as revistas no lugar, arrumos as mantas e levo os brinquedos dos miúdos para os seus quartos. Assim, no dia seguinte, quando me levanto, tenho a sala arrumada (demorei 5 minutos).
·         Antes de me deitar escolho sempre a roupa a vestir no dia seguinte (de manhã não tenho que me preocupar com esse assunto).



Lema: Não é possível organizar tralha, o melhor é desfazer-se dela.