sábado, 12 de outubro de 2013

Organiza o quarto dos teus filhos

Poucas divisões da tua casa têm  necessidades de arrumação que alteram permanentemente. Camas com gavetões, móveis à medida e peças que se adaptam ao crescimento… são algumas soluções.


ü  Uma estante à medida
Os teus filhos têm mais livros que brinquedos? Então precisas de uma boa estante. Escolhe uma cuja altura seja adequada (não mais de 1,80m), fixa-a à parede para evitar que o seu peso a possa tombar.

ü  Ao redor da janela
Não desperdices o espaço, nem mesmo que seja por baixo da janela ou o existente entre pilares. De certeza que encontrarás uma solução à medida para aproveitar todos os metros disponíveis.

ü  Caixas com etiquetas
Quantos mais coisas tens, mais organizada tens que ser. Identifica caixas e cestos com informação do que contêm. Desta forma, arrumar é mais simples e localizar o que pretendes também.

ü  Em ângulo e ao alto
Precisas de duas camas e de muito espaço de arrumação? Uma boa solução é uma estrutura à medida, colocando camas em L. Alguns modelos até aproveitam o angulo que as camas formam para incluir uma zona de estudo.

ü  Caixas e cestos: aliados da ordem
Assim podes tirar partido de toda a profundidade de um armário e permitem transportar os brinquedos facilmente. Caixas e cestos são grandes aliados nos quartos de criança. Escolhe o seu tamanho, pelo que pretendes colocar lá dentro. Opta por materiais leves e resistentes, como fibras ou plástico.



ü  Tudo na parede
Um quarto infantil deve ter espaço para guardar, dormir e brincar, seja qual seja a sua área. Para brincar é importante garantir um mínimo de 1,5x1,5m. A cama com gavetões é ideal se necessitas de mais arrumação.

ü  Camas sobrepostas assimétricas
É a solução ideal para quartos com uma parede grande (3 a 3,2m), mas estreitos. Em comparação com os beliches tradicionais, estas são mais práticas, o acesso às duas camas é mais fácil e é possível colocar arrumação na parte inferior. Também é possível aproveitar o espaço por baixo da cama superior para criar uma zona de estudo.


ü  Caixas com rodas
O ideal é que as caixas que fiquem ao nível do solo, ou debaixo da cama e tenham rodas, para facilitar a sua movimentação. Podes usá-las para guardar roupa, sapatos ou brinquedos. As caixas para debaixo da cama têm cerca de 80cm de profundidade e permitem guardar peças grandes, como por exemplo os edredons.

ü  Um armário para a roupa
A arrumação da roupa deve estar perto de onde é necessária. Assim sendo, se tens disponível um espaço com 40cm de profundidade e 120cm de largura já podes planificar um roupeiro. Se as crianças são pequenas, a sua roupa também é pequena, por isso a distancia entre os varões e prateleiras também pode ser mais reduzido. Coloca as prateleiras a 20cm de distancia entre elas para a roupa dobrada. Para a roupa pendurada calcula mais ou menos 50cm de altura. É sempre melhor que as prateleiras sejam amovíveis, assim poderás ir adaptando o roupeiro ao ‘’crescimento da roupa’’.








ü  Um móvel com tudo integrado
Pensar em vertical é uma boa alternativa quando os metros não abundam a as necessidades de arrumação são muitas. Quando guardares, coloca em cima o que usas menos e nas prateleiras mais acessíveis o que usas diariamente, como fraldas, roupa interior, cremes…


ü  Um armário encastrado
Um armário encastrado é sempre um luxo: tem grande capacidade de arrumação e não deixa ver o interior. Lembra-te que as portas de correr ocupam nemos espaço que as de abrir. Instala iluminação no seu interior – se estiver bem iluminado é mais fácil guardar e encontrar o que se pretende.
Para não acumulares mais do que é necessário, duas vezes por ano revê o seu conteúdo. Se retirares apenas o que já não serve aos teus filhos (aproveita para dar a quem precisa) ficarás surpreendida com o espaço que ficará livre.

ü  Organiza o mais pequeno
Lápis de cor, bonecos, carrinhos….Se conseguires manter fora da vista os objetos mais pequenos, o quarto ficará muito mais leve e ordenado. Usa cestos e caixas com compartimentos. Se lhes colocares números, letras ou desenhos, podes ensinar-lhes que arrumar não é aborrecido.



Fonte: El Mueble
Fotos: Pinterest



Sem comentários:

Enviar um comentário